Elisiário/SP, 21 de Abril de 2018 Webmail | Câmara Municipal
 » Elisiário apresenta mostra das atividades desenvolvidas pelo CRAS no ano de 2017

O Departamento de Assistência Social por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou no último dia 1º, uma festa em comemoração ao encerramento das atividades com os usuários atendidos pelo CRAS. Para a ocasião, foi realizada uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos no CRAS e também servidos lanches aos participantes.

O CRAS é uma unidade descentralizada que presta serviços sociais desenvolvendo programas socioassistenciais. O principal deles é o PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), um serviço de proteção social básica de caráter continuado que articula serviços disponíveis e faz encaminhamentos a rede inter setorial do município e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). É a casa da família, local de convivência e acolhimento. O SCFV organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. São variadas as atividades para atender de forma completa estes usuários e suas famílias. Nestas famílias acolhidas, são realizados entrevista e estudo social, visitas domiciliares, orientação e concessão de benefícios eventuais, busca ativa das famílias prioritárias, encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas, e as oficinas artesanais, culturais, educativas, aulas de danças, música, teatro, ginástica funcional, esportivas, dente outras, que são encontros previamente organizados.

O Evento

A Abertura da festa foi realizada pelas apresentações do coral formado por mulheres dos programas sociais Renda cidadã e Bolsa Família. Elas tocaram o Hino Nacional e depois cantaram a música "É Natal". Em seguida, a Fanfarra Municipal realizou suas apresentações. Tudo sob a batuta do professor Edvaldo Breguedo.  Na sequencia professor Evandro Cabral apresentou uma pequena mostra da ginástica funcional que é realizada duas vezes por semana para os usuários do CRAS. Professor Marquinho e o monitor Igor apresentaram uma sequência de exercícios realizados na escolinha de futebol para as crianças de 6 anos acima. A coordenadora do CRAS, Marta Froes, apresentou o grupo dos BPC Deficientes e alguns trabalhos realizados por eles. Também teve a apresentação de uma peça teatral criada pela Professora de Teatro Gabriela Alcalai ("Alice no país das maravilhas") em uma versão moderna. Foi realmente um sucesso a apresentação da peça teatral. Depois, tivemos as apresentações das danças: "Bonecas" com as crianças 6 a 10 anos; a dança HEPA com crianças e adolescentes de 10 a 13 anos; e a dança "Mãos Divas" com crianças e adolescentes de 10 a 18 anos. Tudo sob a criação e coreografia da professora de dança e teatro Gabriela Alcalai.

Segundo Nelma Alves, gestora da Assistência Social, "foi muito gratificante ver as apresentações, pois procuramos sempre fazer o melhor para nosso público alvo, então hoje, temos uma visão do trabalho desenvolvido durante o ano de 2017, o desempenho e comprometimento da nossa equipe e também dos usuários". Destacou que o atendimento continuará normal ao público e que somente foi uma forma de mostrar à população em geral as atividades desenvolvidas pelo CRAS. "O festival teve como objetivo criar momentos inesquecíveis para as famílias, valorizar os usuários, promover a autoestima e fortalecer os vínculos familiares e comunitários", disse.

O Prefeito Rubens Francisco, falou às Famílias sobre a importância de participarem das atividades oferecidas pelo CRAS especialmente as crianças e adolescentes, porque além de ocuparem o tempo ocioso, também aprendem sobre vários assuntos, realizam atividades que fortalecem os vínculos e também trazem melhor qualidade de vida. No final, desejou um final de ano de paz e um ano novo promissor a todos.

Confira mais fotos abaixo!
Divulgação

Portal Transparência
Nosso Tempo