Elisiário/SP, 13 de Novembro de 2018 Webmail | Câmara Municipal
 » Elisiário realiza a Semana de Prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas

No período de 11 a 15 de Junho, a Prefeitura de Elisiário, com uma parceria do CRAS, Educação e Saúde realiza a Semana Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Álcool e Outras Drogas. O evento teve  como tema: "Prevenção: Compromisso de todos!".

Durante estes cinco dias, foram realizadas várias atividades educativas e de conscientização na Escola e no CRAS. O objetivo é alertar a população quanto às questões relacionadas ao uso e abuso de substâncias psicoativas não legalizadas e de drogas lícitas, como o álcool e cigarro.

No dia 11 foi apresentada na Escola nos períodos da manha e tarde a peça "Roleta Russa", pela Companhia de Teatro Sobrado Verde Produções Artísticas Ltda, da Cidade de Catanduva. Esta peça fala sobre a trajetória da dependência química de um adolescente, suas fases e consequências. Após a apresentação da peça foi realizada juntamente com o elenco, equipe técnica da assistência e saúde, professores, Conselho Tutelar uma roda de conversa com os alunos para esclarecimento de  dúvidas e outras orientações.

No dia 12 foi realizada uma roda de conversa no Cras com adolescentes.

No dia 13 foi realizada uma palestra no Cras para os grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com a participação da Psicóloga e Enfermeira Silmara Aparecida Gomes Coordenadora da Comunidade Terapêutica Feminina "Lírio dos Vales", da cidade de Catanduva. Ela falou sobre a prevenção e trouxe duas acolhidas para darem seus depoimentos sobre suas vidas, as drogas, as perdas, o tratamento, a recuperação, as famílias, etc.

No dia 14 foi realizada na Escola uma palestra com o monitor e coordenador Alcides Franco da Comunidade Terapêutica Masculina "Lar Bom Samaritano", da cidade de Catanduva, que falou sobre as drogas e suas consequências, as experiências junto à Comunidade Terapêutica, os grupos de apoio, e deu seu precioso depoimento.

Com o tema "Prevenção: compromisso de todos!", a semana veio trazer propostas e alternativas intersetoriais que abranjam não somente o poder público, mas toda a sociedade em busca da prevenção do uso de drogas. Fazer também  com que os jovens e educadores sejam agentes multiplicadores do enfrentamento ao consumo de drogas lícitas e ilegais abordando, principalmente, os malefícios causados por essas dependências. Só vamos conseguir bons resultados através da educação, da assistência, da saúde, do esporte e da cultura, não tem como nossos jovens terem outras alternativas.  É só por meio do trabalho articulado e preventivo, que podemos ofertar para a comunidade outros caminhos que não sejam as drogas. Vamos juntos a favor da vida!

Confira mais fotos abaixo!
Serviços Online
Nosso Tempo