Elisiário/SP, 01 de Dezembro de 2020 Webmail | Câmara Municipal
 » Base descentralizada do SAMU de Elisiário é inaugurada

No dia 26 de junho, foi inaugurada a Base Descentralizada do SAMU do Município de Elisiário.
Estiveram presentes várias autoridades, como o Prefeito Rubens Francisco, Vice- Prefeito Laudecir Luiz de Lima, o Presidente da Câmara Mateus Henrique Marion, os Vereadores Rivelino, Rodrigo Fernandes Moreno, Adimar Alves de Morais, a Diretora do Departamento Municipal de Saúde Alessandra Merighi Montes Motta, o Coordenador do SAMU Regional de Catanduva o Dr. Luis Fernando Cola, e a Diretora Administrativa do CONSIRC a Srª Viviane Palma. O evento também contou com a presença da Policia Militar local, representada pelo Sargento Luiz Fernando Caseiro.

A partir do dia 27 de junho, a população de Elisiário passou a contar com mais segurança, saúde e proteção proporcionada pelo SAMU. Após muito trabalho da Administração Municipal, a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192, localizada na Avenida Dilmo Rodrigues, nº 30, ao lado do Centro de Saúde "José Ribeiro Ferraz", no Centro, iniciará seus serviços.

A Base Descentralizada de Elisiário conta com oito profissionais, quatro condutores socorristas e quatro técnicos de enfermagem. Os profissionais foram treinados para promover o melhor atendimento à população 24h por dia.

A Diretora do Departamento Municipal de Saúde explica que o SAMU é responsável por todos os atendimentos de resgate de urgência e emergência, casos que envolvem muita dor ou sofrimento. "As ligações para o 192, a partir de agora serão direcionadas para uma Central de Regulação em Catanduva. Com o SAMU, o paciente deverá ser atendido pela central de regulação que encaminhará o paciente para o pronto atendimento. Os atendimentos são feitos por telefone com muita agilidade. Por isso, há de se considerar que Elisiário está muito mais segura com este serviço", esclareceu a Diretora.

De acordo com o Prefeito Rubens, o funcionamento da Base do SAMU para o Município tem como objetivo melhorar ainda mais a Saúde da cidade e salvar vidas. "Elisiário agora passa a contar com os serviços do SAMU. Lutamos muito por essa conquista que é fruto de um trabalho sério, responsável e comprometido com a qualidade de vida dos cidadãos. Poucas cidades do porte de Elisiário possuem bases do SAMU. Essa é uma conquista que fará a diferença na vida das pessoas", ressaltou o Chefe do Executivo.

Lembrando que as chamadas feitas pelo 192 serão concentradas na central de regulação em Catanduva, de acordo com a necessidade que  terá incumbência de destinar o tipo de ambulância e decidir de onde irá partir o atendimento. Em Elisiário, a base conta com uma ambulância Unidade Suporte Básico (UBS) e é toda equipada conforme padrão do Ministério da Saúde.

Esclarecendo que durante a inauguração foram mantidas as regras de distanciamento, com o uso obrigatório de máscaras e uso de álcool em gel para todos os presentes.

Confira mais fotos abaixo!
Serviços Online